Resolvendo falhas na pintura
- marcenariadonafran
- 23 de out. de 2015
- 2 min de leitura
A estética de qualquer ambiente depende muito de diversos fatores. Iluminação, móveis, disposição dos itens, entre outros. Um dos fatores mais importantes é a pintura, mas que pode gerar diversos defeitos, e consequentemente, dores de cabeça. Vamos lhe ajudar a solucionar alguns:

Uma das falhas de pintura mais comuns são o surgimento de bolhas. Ela surge a partir de umidade presente na parede e, caso não seja solucionada, sempre irá gerar novas bolhas.
Para corrigir a umidade o primeiro passo é descobrir sua origem. Vazamento, infiltração? Corrigido a falha, lixa-se bem a área afetada e aplicar uma demão de fundo preparador à base d'água, corrigir as imperfeições com massa corrida e, então, repintar a área.
Bolhas também podem ser causadas por outros motivos: pó de ligamento na superfície; maresia (comum em casas de veraneio); camada excessiva de tinta ou massa com retenção de solvente. No primeiro caso, a solução é apenas lixar a área, limpá-la bem e repintar.
Para corrigir defeitos causados pela maresia, o processo é o mesmo com a umidade, passar uma camada de fundo preparador à base d'água antes da massa corrida e da tinta. No terceiro, você deve lixar a superfície, limpá-la bem e repintar, cuidando com os excessos na demão.
Caso a pintura seja feita com pistola, o erro mais comum é o surgimento de cascas de laranja - efeito rugoso na superfície. Pode ser causado por pressão excessiva do ar da pistola; revólver longe demais da superfície ou diluente inadequado. Nos dois primeiros, apenas um processo de lixamento e repintura resolvem. No terceiro caso, é bom rever as informações sobre diluição recomendadas pelo fabricante.
Porém, o erro mais terrível é aquele defeito que as crianças adoram: descascamento. Quem nunca viu uma criança puxando pedaços de tinta da parede e ficou pensando no trabalho que teria para arrumar?
Esse defeito é oriundo da perca de adesão, causada por quatro motivos principais.
Primeiro: preparação inadequada ou contaminação da superfície. Ao remover e lixar a superfície afetada, analise a superfície e procure o produto adequado para pintar aquele local.
Segundo: falta ou escolha errada da tinta de fundo. A solução dessa falha é idêntica à primeira.
Terceira: pintura direta sobre caiação. Se você quer paredes descascando, cometa esse erro. Evite, sempre, pintar direto sobre a caiação - revestimento de cal - ou sua tinta não irá ter a fixação adequada. Remova todas as partes soltas, aplique uma demão de fundo preparador e então repinte.
Quarta: primeira demão não foi suficientemente diluída. É importante sempre seguir as recomendações de diluição, sem querer "fazer render" o produto. Lixe bem a área e repinte.
Caso a sua parede apresente fungos, oriundos de um ambiente úmido, pouco ventilado e mal iluminado, lave bem o local afetado com água sanitária. Espere o produto agir por cerca de 20 minutos, enxágue com água em abundância e, então, repinte. Espere a parede secar totalmente antes de aplicar a tinta.
コメント