top of page

Combinação de cores

  • Foto do escritor: marcenariadonafran
    marcenariadonafran
  • 9 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Tão difícil quanto escolher a cor ideal para os cômodos, ambientes ou áreas externas é combinar as cores entre si.

Algumas regrinhas básicas de combinação são conhecidas entre os designers, mas pouco disseminadas entre o público geral. Porém, estamos aqui para te ajudar.

Abaixo você pode ver o círculo cromático, organograma que representa a escala de cores básica. Vale lembrar que o total de cores possíveis de serem criadas é incontável, mas todos pertencem a 12 famílias grandes. As cores primárias, que todos aprendemos na pré-escola, são: Amarelo, vermelho e azul. As secundárias são o verde, violeta e laranja. As outras seis famílias terciárias são o verde-amarelado, verde-azulado, violeta-azulada, violeta-avermelhada (ou vinho), laranja-avermelhado e laranja-amarelado.

Ainda há a família dos neutros, que vai do branco - com o excesso de luz - até o preto - com a ausência de luz. Geralmente, as neutras combinam com todas as outras cores do círculo.

Existem dois tipos de relações entre as cores, as complementares e as harmoniosas. Nas complementares, as cores se encontram em lados opostos do círculo, como o verde e o vermelho. Já as harmoniosas são as pertencentes da mesma família. Todavia, essa combinação deve ser feita de forma cuidadosa.

Dentre as combinações possíveis nós temos:

Monocromática: essa forma utiliza apenas uma cor, variando em seus tons e intensidade. Combinada com os móveis certos, proporciona um resultado interessante.

Primária: utilizadas junto com o branco, as cores principais juntas resultam em uma combinação equilibrada.

Complementar: escolher duas cores opostas da paleta, como o laranja e o azul, resulta em um equilíbrio interessante. Você pode deixar o tom mais quente realçado ou como complementar, dependendo do objetivo.

Semi-complementar: nesta combinação se usam três cores, de famílias distintas. Faz-se uma triangulação no círculo, pegando cores complementares e que se conversam.

Agora vamos lhe dar três exemplos de sucesso e três de fracasso com cores:

Amarelo e Azul, combinação original e que agrada a quase todos, principalmente com tons claros e acinzentados de azul.

Verde e Branco, uma combinação que remete à limpeza e bom gosto.

Azul e Cinza/Branco, combina tons frios, porém com um resultado muito agradável. Combinações de cores neutras com o azul são muito difundidas. Quais os tons usados nas logos do Facebook, Twitter e LinkedIn? Opte por tons acinzentados de azul, para não impactar tanto e causar cansaço visual.

Evite combinar estas duplas:

Verde e Amarelo são duas cores muito intensas, e tendem a brigar entre si, causando irritação e confusão visual.

Vermelho e Preto criam uma combinação pesada, podendo intimidar quem as olha.

Roxo e Preto pode ser definido em uma palavra: morbidez. Evite combinar as duas cores, a não ser que sua ideia seja criar um ambiente com ares macabros e misteriosos.

Agora o mistério de combinar as cores está mais descomplicado. Acerte no tom e crie ambientes incríveis.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

Compartilhe

bottom of page