top of page

Acertando na pintura: dicas para mudar o tom da casa

  • Foto do escritor: marcenariadonafran
    marcenariadonafran
  • 14 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

A pintura de qualquer ambiente é fator importante na hora da decoração. Muitas pessoas têm diversas dúvidas nesse momento, desde o tipo de tinta, tom e cor.

Um dos primeiros passos é definir seu estilo. Pessoas sofisticadas ou descontraídas costumam optar por tons diferentes. O primeiro grupo geralmente escolhe cores mais neutras, diferente do segundo, que costuma usar cores vivas e intensas na decoração.

Os cômodos mais utilizados merecem maior atenção, principalmente para cor escolhida não gerar enjôo com o passar do tempo, por estar em constante contato com os moradores.

O modo como a iluminação é trabalhada também influencia numa boa escolha das cores. Caso o ambiente não receba boa iluminação, opte por cores claras. A mesma escolha serve para economizar com iluminação, por valorizar e auxiliar na luminosidade.

Alguns ambientes merecem ser estudados separadamente. Por exemplo:

  • Hall de entrada: É a primeira impressão dos visitantes, por isso recomenda-se cores estimulantes e convidativas, como o verde.

  • Sala de estar: Ambiente que vai concentrar as pessoas por maior tempo, por isso utilizar cores que estimulem a interação e o diálogo - como o laranja - é uma escolha interessante.

  • Escritório: Um ambiente de trabalho merece cores que estimulem a concentração e a pró-atividade, como o marrom e o amarelo.

  • Quartos: A escolha certa da cor influencia numa boa noite de sono, por isso opte por tons tranquilos, como azul e lilás.

Quanto ao tipo da tinta, existem majoritariamente quatro materiais distintos, que analisaremos abaixo:

Tinta Látex PVA

A tinta em látex é solúvel em água e mais indicada para ambientes internos. Com secagem rápida, proporciona um acabamento fosco e um toque aveludado. Sua limpeza não pode ser constante e realizada apenas com panos úmidos.

Tinta Acrílica

Ideal para as áreas externas, também pode ser usada internamente. Por ser composta por resina acrílica, seu acabamento costuma ser acetinado, semi-brilho ou fosco. Impermeável, sua limpeza pode ser mais pesada e sua utilização pode abranger áreas molhadas, como varandas e banheiros.

Esmalte

Com acabamentos nas versões fosco, alto brilho ou acetinado, o esmalte é indicado para metais e madeiras: rodapés, portas, janelas, corrimãos, grades e outros.

Epóxi

São impermeáveis, resistentes ao atrito, umidade e a produtos químicos, tintas epóxi são ideais para aplicação em azulejos, banheiros e pisos. Solúveis em água ou solvente, são mais fáceis de limpar.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

Compartilhe

bottom of page