Tenha sua própria adega
- marcenariadonafran
- 1 de jul. de 2015
- 1 min de leitura
O inverno traz consigo a alta de uma prática comum: apreciar um bom vinho. Seja nacional, sulamericano ou europeu, o gosto por vinhos perdura há vários anos e faz o gosto de muitas pessoas.
Ideais para tomar com frutos do mar, carnes, massas e queijos, os vinhos são cultivados há anos, e as vinícolas são verdadeiras paixões - o jogador da seleção italiana, Andrea Pirlo, tem um vinhedo pelo puro prazer de tomar seu próprio vinho.
Mas, caso seja inviável ter um vinhedo, que tal uma adega? As adegas são ambientes ideias para se manter vinhos em casa, uma vez que as oscilações de temperatura podem estragar o aroma e o sabor da bebida.
Vinhos tintos devem ser mantidos na casa dos 15ºC, para garantir que o sabor único das uvas fermentadas se mantenha com o passar do tempo, e o vinho só melhore. Manter uma adega em casa pode ser fácil e simples para quem não tiver medo de gastar um pouco a mais.
Um porão é o ideal, pois ele geralmente tem uma temperatura ambiente mais baixa, não sendo necessária uma climatização. Caso não tenha, uma pequena sala ou um armário climatizado e feito sob medida dão conta do recado.
O ideal é manter a adega fechada, em um local que não sofra incidência direta do Sol e que não esteja próxima de fontes de calor (como fogão, forno, churrasqueira, etc). Com um bom planejamento, um bom acabamento de móveis sob medida e dedicação seus vinhos irão envelhecer da melhor forma possível: com qualidade.
Veja alguns belos exemplos de adegas:








Comentarios