Ergonomia: Móveis parceiros da sua saúde
- marcenariadonafran

- 24 de nov. de 2014
- 1 min de leitura
A ergonomia é a relação entre o ser humano e sua interação com os objetos à sua volta, em seu sistema de trabalho. O objetivo da ergonomia é estabelecer uma relação saudável entre homem e objeto, diminuindo os riscos de possíveis doenças causadas pelo uso frequente de um móvel, por exemplo.
No mercado e varejo comum, os móveis e utensílios são criados e oferecidos para um padrão de homem dito mediano, excluindo desta categoria os demais, sejam mais altos, baixos e velhos. Esta diferença, muitas vezes, afeta a saúde do excluído.
O uso de um mobiliário inadequado pode provocar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo sérios problemas de saúde ao usuário, como lordose lombar, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
Mas não só as características dos móveis devem sem consideradas. O calor, o frio, a circulação de ar, a luz natural, a acústica e possibilidade de visualizar os colegas de trabalho precisam ser analisadas também, para garantir um ambiente de trabalho saudável.
Além destas características, as principais são relacionadas aos móveis, mais especificamente à sua altura e largura. Uma mesa de trabalho ideal tem sua altura variante entre 64 e 76 centímetros. Porém, todas as medidas são relativas à altura da pessoa.
Já a cadeira possui muitas considerações. Ela deve ser regulável em altura, ter encosto de cabeça, espuma rígida e que possibilite transpiração, além de ser giratória e inclinável. Desta forma, o usuário conseguirá manter sua coluna ereta, numa posição confortável e com os pés no chão.
Confira agora alguns exemplos de móveis e ambientes ergonômicos:



























Comentários