10 dicas para criar seu Home-Office
- marcenariadonafran
- 22 de out. de 2014
- 3 min de leitura
1. Localização é tudo. Você provavelmente vai passar muitas horas em seu home-office, por isso, não diminua os espaços (por exemplo, esmagando uma pequena mesa em um armário sem janelas para preservar o quarto raramente utilizado). Considere também o fluxo de tráfego e sua capacidade de resistir a distrações. Você trabalha melhor no meio da atividade, ou num espaço tranquilo?
2. Sua mesa, as prateleiras, e o armazenamento devem atendê-lo, e não o contrário. Considere o fluxo de trabalho e os itens que você precisa ao seu alcance antes de investir em móveis, em seguida, procure um profissional que saiba planejar peças que são bonitas e funcionais. Mobiliário de escritório em casa deve complementar outras divisões da casa.
3. Invista em uma grande cadeira. Você passa horas sentado no escritório, portanto é importante escolher uma confortável e ergonômica.
4. Pinte as paredes da cor que você ama. Esqueça o "bege escritório": você precisa de uma cor que desperte sua criatividade. Para algumas pessoas, isso é encontrado numa cor brilhante, alegre, como laranja ou limão. Outros precisam de uma máscara calmante como verde ou azul botânico. Estude sobre como determinadas cores podem afetar seu humor.
5. Escolha um ponto de vista. Posicione a mesa onde você pode olhar para algo mais interessante do que uma parede em branco. A luz natural da janela é o ideal, mas se você está num espaço sem janelas, pendurar um quadro acima da mesa que desperte uma emoção inspiradora, ou posicionar sua cadeira de frente para a porta, pode ser a solução.
6. Escolha acessórios. A menos que você está indo para uma abordagem contemporânea, alguns objetos podem aumentar a sensação de conforto, como por exemplo, canecas estilosas, cadernos de moda, adesivos post-it coloridos e um cesto de lixo decorativo. Envolva seu quadro de avisos em um tecido escolhido a dedo, que pode ser do mesmo material que as cortinas. Pendurar posters inspiradores nas paredes, que podem ser desde obras de arte de seus filhos devidamente tratadas e emolduradas até pinturas clássicas.
7. Organize verticalmente e horizontalmente. Muitos escritórios domésticos não possuem metragem quadrada, portanto, usar o espaço de forma eficiente é imprescindível. Pendure prateleiras flutuantes nas paredes para manter documentos e equipamentos de escritório fora da mesa de trabalho, e opte por pastas de arquivos verticais sobre a mesa, para manter documentos importantes ao alcance do braço. Decida-se: você é um empilhador ou um arquivador? Se você tende a fazer pilhas, escolha uma bela peça para organizar notas e papéis. Se você prefere um ambiente de trabalho limpo, designe uma gaveta para seus papéis "a fazer" ou pendências, arquivando o que já foi finalizado.
8. Domine a sua tecnologia. Não há muito que você pode fazer para embelezar alguns equipamentos, mas você deve planejar como lidar com o cabeamento. Comece por ter certeza que seu equipamento terá fácil acesso, principalmente se você precisa desligar diariamente. Faça o planejamento elétrico com dutos de fácil manutenção, e com vários pontos distribuídos pelo ambiente. É ideal ter alguns pontos com voltagem opcional e ter todo o aterramento feito de forma adequada. Se os cabos são inevitáveis utilize enroladores de cabo, tubo, ou um organizador de fios.
9. Iluminação. Aqui está uma idéia brilhante: verifique se o seu escritório tem excesso de iluminação para reduzir a tensão ocular e dores de cabeça. Posicione o monitor do computador verificando se não há o brilho de uma janela ou uma fonte de luz que incida diretamente em seu rosto. Coloque uma pequena lâmpada sobre a mesa para a iluminação das tarefas manuais. Atente para a temperatura de luz e dê preferência ao LED, mas cuidado com a temperatura de cor. Do contrário seu escritório vai parecer uma sala de cirurgia. Por fim, evite lâmpadas frias comuns, sua frequência causa dores de cabeça e irritabilidade.
10. Inspire-se. Transforme seu escritório num templo profissional. Distribua peças de inspiração com referências visuais positivas, motivando você a alcançar objetivos materiais e espirituais. Uma bela foto de um local que você almeja visitar, ou algo que deseja possuir, pode canalizar seu potencial interior. Uma foto de sua família pode lembrá-lo que você está fazendo tudo de melhor para eles.


Comments