Curiosidades sobre a madeira de demolição
- marcenariadonafran
- 8 de out. de 2014
- 1 min de leitura
Com o crescente aumento da busca por sustentabilidade, a madeira de demolição vem ganhando cada vez mais espaço em projetos arquitetônicos, desde o mais simples até o mais sofisticado. São madeiras reutilizadas, selecionadas, higienizadas e tratadas, que vem de casas antigas que foram construídas em madeira e então, são transformadas. Os produtos são sempre exclusivos porque um móvel nunca fica igual ao outro. Por mais que seja a mesma madeira, o efeito que o tempo cria sobre elas são de características únicas. Com este material é possível trabalhar o contraste entre o antigo e o moderno, criando um resultando belíssimo, com elegância e responsabilidade ecológica.
Reconhecido como referência mundial no assunto, o Brasil está entre os países que mais exportam mão-de-obra e produtos deste material. Estados Unidos e Europa são os principais consumidores, maiores até do que o próprio mercado interno, cuja difusão de projetos arquitetônicos com madeira de demolição vem se dando gradativamente. Diante das inúmeras transformações de valores, existe um esforço crescente de profissionais conscientes que buscam trabalhar com madeira de demolição.
Entre os benefícios do uso desta madeira, estão o apelo social em relação a preservação do planeta, a sustentabilidade que contribui para economia de recursos naturais e a possibilidade de execução de projetos com uso de madeira de lei, como por exemplo a Peroba-Rosa. O grande diferencial desta madeira está em sua superfície, que após anos de extinção ao tempo, adquire uma textura inigualável, com marcas em seus veios, possibilitando que cada móvel seja uma verdadeira obra de arte.
Dá uma olhada nos trabalhos da Marcenaria Dona Francisca:







Comentarios