Espiral de ervas: cada dia mais presente nos jardins de casa
- marcenariadonafran
- 6 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Uma das últimas tendências de paisagismo, a espiral de ervas, reúne aproveitamento de espaço, beleza, praticidade e sustentabilidade. Com suas curvas, este tipo de jardim imita um padrão frequente na natureza (espiralado) e pode se encaixar perfeitamente às nossas necessidades abrigando ervas aromáticas, medicinais e comestíveis, e até mesmo plantas com flores. A Marcenaria Dona Francisca, separou algumas imagens e algumas dicas para você também ter uma em sua casa. Veja como é simples.
Para começar o trabalho, primeiro escolha o local e nivele o solo. Forre esta área com papelão e determine a espiral com um giz. Após a definição do espaço, inicie a espiral, empilhando o material selecionado. Pode ser madeira, tijolos, bambu, pedras - sempre em direção ao centro e para cima. A medida da espiral normalmente vão de 1 a a 1,6m de diâmetro e 0,6 a 1,3m de altura. O importanto é que todas as ervas fiquem ao alcance de suas mãos. No meio, mistures terra de jardim, húmus de minhoca, areia e um pouco de adubo orgânico, como farinha de ossos, esterco de curral curtido, torta de mamona, entre outros.
Como sugestão de cultivo, no alto da espiral dê preferência para plantas como lavanda, babosa, alecrim, entre outras, pois no topo já é um lugar mais seco e ensolarado. Já no percurso até sua base você pode optar por cantinhos mais sombreados e úmidos, que são ideais para plantas mais exigentes, como é o caso da malva, salsa, cebolinha, tomate, moranguinho e outros. Em sua base, você poderá cultivar espécies que apreciam mais umidade, como o manjericão, por exemplo. Em poucas semanas de regas e cuidados básicos seu jardim começará a ganhar belas formas.



Comments